Você chega num pet shop e pergunta se eles vendem alimento para hamsters. O vendedor, sorridente, diz que sim e já começa a ensacar 1kg de mix de sementes (vendido à granel, claro). Bom, se você não entende o problema dessas primeiras frases, te convido a entender um pouco mais sobre a alimentação dos nossos pequenos roedores.
Primeiramente: esqueça essa história de que ração = sementes. Sementes são, de fato, importantes na dieta de um hamster, mas a base de sua alimentação deve ser uma ração extrusada de boa qualidade. (Por favor, ao comprar um mix de sementes, tome cuidado com os que são vendidos à granel, pois estes ficam expostos à contaminação e ao ataque de insetos, como o caruncho.) Voltando: confesso, eu mesma torço o nariz para as extrusadas que temos no Brasil. As que são nutricionalmente adequadas contém corantes e conservantes que sempre me deixaram com a pulga atrás da orelha; por outro lado, algumas das ditas mais "naturais" apresentam baixos níveis nutricionais e possuem ingredientes de origem duvidosa. Entretanto, no momento a forma mais eficaz de oferecer ao seu hamster a quantidade adequada de nutrientes é dando um alimento extrusado e complementando sua dieta a partir daí.
As melhores rações extrusadas disponíveis à nós brasileiros são: Alcon Club Roedores, Alcon Hamsters Sticks, Nutriroedores e Hercosul Pequenos Roedores. Ainda não tive oportunidade de experimentar as duas últimas, mas a Nutriroedores é especialmente recomendada por conter proteína animal em sua composição. E por falar na tal da proteína animal...
Hamsters são animais onívoros, ou seja, ingerem tanto alimentos de origem animal, quanto de origem vegetal. Por essa razão, é importante que ofereçamos proteína animal aos nossos hamsters. Ela pode ser dada em diversas formas, como larvas de tenébrio, ovo cozido sem sal ou tempeiro, queijo branco fresco e sem sal, entre outros, mas cuidado: no caso dos tenébrios, pode-se oferecer uma larva por semana ao hamster, enquanto as outras formas de proteína animal devem ser dadas a cada 15 dias.
Você também pode (e deve) complementar a dieta do seu hamster com frutas, legumes e verduras. Entre os meus alimentos preferidos desse tipo estão a maçã, a cenoura e a couve. A porção ideal deve ser um pedaço do tamanho da unha do seu polegar. Caso o alimento seja oferecido em excesso, além de se tornar prejudicial à saúde do hamster, pode acabar sendo armazenado pelo animal e apodrecendo em sua gaiola.
Bom, isso foi só uma espécie de introdução ao assunto. Aguardem mais posts sobre o que devemos ou não devemos oferecer aos nossos amados hams, resenhas dos alimentos e petiscos que meus bebês experimentarem ao longo do tempo e muito mais!
0 comentários:
Postar um comentário